Educação para relações etnicorraciais - Abrindo horizontes
Projeto desenvolvido pelas professoras: Leandra Vançan e Roselene Stuani com alunos do 2º ano A, Ensino Médio nas disciplinas de História e Sociologia, como conclusão do Curso Educação para Relaçõess Etnicorraciais ofertado pela UFMS.
Conteúdos trabalhados ou mobilizados pelos cursistas junto ao público alvo:
Sociologia: Aspectos ideológicos e políticos dos movimentos sociais- étnicos e raciais, Mito da igualdade racial, Desigualdade Social.
História: História da África e dos africanos (a luta dos negros no Brasil, cultura negra)
Objetivos:
Fazer dos estudantes agentes mobilizadores e multiplicadores para uma sociedade mais justa e igualitária.
Identificar e analisar quais formas de preconceito e discriminação são possíveis reconhecer no cotidiano escolar.
Reconhecer e valorizar a escola como espaço de transformação das relações sociais.
Desconstruir conceitos preestabelecidos sobre a História da África e dos povos africanos.
Aula 1
Atividade 1- Atividade disgnóstica Produção de texto argumentativo sobre Preconceito, racismo e discriminação.
Socialização textos.
Organização de Debates sobre racismo, preconceito e discriminação. ( Sociologia).
Reflexão sobre a História da África e dos povos africanos e orientação para organização de seminários. Apresentação de seminários e debates.
Reflexão sobre a luta dos Negros no Brasil e Movimentos sociais. Pesquisa sobre a Cultura Negra, organização em slides e socialização.
Produção de ( Paródias, cartazes e pratos típicos).
Dia 27/09 Confraternização final do projeto. Com essas atividades plantamos a semente , desconstruímos conceitos preestabelecidos que muitas vezes levam ao racismo e a discriminação. Assim espera-se que nossos estudantes:
• Compreendam a história da África como participação social e política, adotando para sua vida o repúdio às injustiças, respeitando o outro.
• Conheçam as características fundamentais da África nas dimensões sociais, culturais assim como a interferência na cultura do neocolonialismo.
• Valorizem a pluralidade sociocultural africana, posicionando-se contra qualquer forma de discriminação baseada em diferenças culturais, de crenças, de sexo, de etnias ou outras características individuais e sociais.
• Posicionem de maneira critica adotando atitudes e valores que respeitam a diversidade.
Conteúdos trabalhados ou mobilizados pelos cursistas junto ao público alvo:
Sociologia: Aspectos ideológicos e políticos dos movimentos sociais- étnicos e raciais, Mito da igualdade racial, Desigualdade Social.
História: História da África e dos africanos (a luta dos negros no Brasil, cultura negra)
Objetivos:
Fazer dos estudantes agentes mobilizadores e multiplicadores para uma sociedade mais justa e igualitária.
Identificar e analisar quais formas de preconceito e discriminação são possíveis reconhecer no cotidiano escolar.
Reconhecer e valorizar a escola como espaço de transformação das relações sociais.
Desconstruir conceitos preestabelecidos sobre a História da África e dos povos africanos.
Aula 1
Atividade 1- Atividade disgnóstica Produção de texto argumentativo sobre Preconceito, racismo e discriminação.
Socialização textos.
Organização de Debates sobre racismo, preconceito e discriminação. ( Sociologia).
Reflexão sobre a História da África e dos povos africanos e orientação para organização de seminários. Apresentação de seminários e debates.
Reflexão sobre a luta dos Negros no Brasil e Movimentos sociais. Pesquisa sobre a Cultura Negra, organização em slides e socialização.
Produção de ( Paródias, cartazes e pratos típicos).
Dia 27/09 Confraternização final do projeto. Com essas atividades plantamos a semente , desconstruímos conceitos preestabelecidos que muitas vezes levam ao racismo e a discriminação. Assim espera-se que nossos estudantes:
• Compreendam a história da África como participação social e política, adotando para sua vida o repúdio às injustiças, respeitando o outro.
• Conheçam as características fundamentais da África nas dimensões sociais, culturais assim como a interferência na cultura do neocolonialismo.
• Valorizem a pluralidade sociocultural africana, posicionando-se contra qualquer forma de discriminação baseada em diferenças culturais, de crenças, de sexo, de etnias ou outras características individuais e sociais.
• Posicionem de maneira critica adotando atitudes e valores que respeitam a diversidade.